quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ENQUANTO A CIDADE IRRITA JOÃO

Tudo bem, já faz alguns meses que ando de carro, mas quem aguenta transporte coletivo? Já embarquei nos de todas as cores. Uma porta, duas portas, três portas... meia roda. Enfim, na famosa cidade onde vivo existe uma linha que parece partir do polo norte e ter como ponto final o terraço de um galinheiro no Himalaia. Dia desses - antes da minha ascensão social de pobre para menos pobre, quando adquiri um carro popular que, pelo preço do combustível, me fez descobrir que na verdade estou na linha da miséria - esperei por horas o tal 121. Aos desinformados ou aventureiros não-nativos da tão famosa cidade, o mesmo faz a linha Jardim Camburi x Rodoviária. Bom, lá chegou o verde-cinza-não-sei-que-cor com sua plaquinha amarela exibindo o 666, ops, o 121. Já irritado com demora entrei e, inconformado, deparei-me com a mesma cena de meses. Todas as janelas fechadas, numa manhã bem típica de Vitória, um sol lindo e um calor que arderia até as cinco da tarde... e eram sete da manhã. Todas as pseudo-madames com casacos de frio, óculos escuros e algumas surtadas até de cachecol. Meio de saco cheio olhei para a mais ridícula das madames e perguntei, num tom em que os avizinhados pudessem ouvir "nossa, deve tá frio lá em Moscow, né?" Aos poucos, nós foram desatados, janelas abertas, cobrador sorridente... algumas conversas iniciadas - mesmo que o assunto dessas fosse "eu", rotulado com frases do tipo "nossa, tem cada louco nessa cidade" - e a vida, na pacata cidade presépio pareceu menos hipócrita, menos calorenta, menos chata. Como diria minha amiga Elisa Lucinda, o que seria da vida dos outros se eu não me metesse nela.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. PRA VC VER O QUANTO POBRE SOFRE..
    RSRSRS PO MAS FALA SÉRIO PRA ANDAR ATÉ DE CACHECOL, NUSSA ISSO É UM CUMULO...
    KKK MAS TA VALENDO FAZ PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA...
    MAS OQ SERIA DE NOS POBRES SE NAUM FOSSE O COLETIVO...
    ABRAÇÃO..

    ResponderExcluir
  3. Amei o post... e eh um cumulo msm essas madametes de cachecol... adorei a frase da sua amiga...
    "o que seria da vida dos outros se eu não me metesse nela."

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que seria pior...
    Não sei se seria pior o transporte coletivo ou as madames tentando sentir um frio nórdico nesses quase 42 graus brasileiros rsrsrs.
    Pois é, a gente vive aqui né João. Não que a gente acompanhe a mesma falta de personalidade dessas pseudo madames, mas diverte ver gente se achando ou tentando ser chique de cachecol e casaco em pleno Saara!

    Abraços João.

    ResponderExcluir